Inteligência Emocional, o que é?

Inteligência Emocional, o que é?

A Inteligência Emocional é uma das áreas do desenvolvimento pessoal que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles para estabelecer relacionamentos pessoais, sociais e profissionais de excelência.

Para uma grande maioria das pessoas, a inteligência emocional (QE) é mais importante para alcançar felicidade pessoal e sucesso profissional do que a inteligência mental(QI). O nosso sucesso pessoal e o sucesso da profissional hoje em dia dependem muito de nossa capacidade de ter percepção de sinais subtis manifestados pelas outras pessoas e saber reagir com sabedoria e adequadamente a eles. Assim, é muito importante que cada um de nós possa desenvolver as competências de inteligência emocional e maturidade comportamental e comunicacional necessárias para melhor compreender o mundo exterior, e conseguir captar a empatia necessária para saber chegar às outras pessoas com a subtileza necessária e assim obter bons resultados comunicaçionais e emocionais.

“A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

Inteligência Emocional (QE) é dividida em 5 tópicos:

1. – Conhecimento de si mesmo. A capacidade de reconhecer as emoções, quando se manifestão, esta é a chave para uma boa inteligencia emocional. Desenvolver o auto-conhecimento exige a consciência e a sintonia da pessoa com os seus próprios sentimentos mais verdadeiros. Ao avaliar as emoções, torna-se possivel gerenciá-las. Os principais elementos de auto-conhecimento são:
consciência emocional. Sua capacidade de reconhecer as próprias emoções e seus efeitos.
A auto-confiança. Firmeza sobre a sua auto-estima e capacidades.

2. Auto-controle emocional. Muitas temos pouco controle sobre o tipo de emoções que vivênciamos. No entanto, é possível determinar quanto tempo dura uma emoção através de uma série de técnicas para libertação emocional e assim aliviar as emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Algumas dessas técnicas incluem a reformulação de uma situação de uma luz mais positiva, tendo uma longa caminhada e meditação ou oração. -Auto-regulação envolve:

  • Auto-controle
  • Confiabilidade
  • Consciência, assumir a responsabilidade por seu próprio desempenho.
  • Adaptabilidade, manipulação de mudança com flexibilidade.
  • Inovação, estar aberto a novas idéias.

3. Auto-Motivação, é importante uma pessoa saber motivar-se para qualquer realização que requer objectivos claros e uma atitude positiva. Embora possamos ter uma predisposição para o impulsionamento de atitudes negativas, podemos, com dedicação e prática de aprender a pensar mais positivamente. Ao estar atentos podemos usar os pensamentos negativos que ocorrem, e reconstruí-los em termos mais positivos, esta será uma atitutde que irá ajudar-nos a alcançar os nossos objectivos.

4. Empatia, representa a capacidade de reconhecer como as pessoas se sentem e criar uma ligação de simpatia perante os outros, este ponto é essencial para o sucesso em sua vida e carreira. Este é um ponto chave que representa um ponto forte numa pessoa com consciência da sua inteligência emocional.

5. Habilidades sociais, o desenvolvimento das habilidades interpessoais são de igual modo fundamental para o sucesso em sua vida e carreira. Também, “as habilidades das pessoas” são ainda mais importantes agora, porque é importante ter uma alta Inteligencia Emocional para melhor compreender, ter empatia e negociar com os outros.

Estes são as chaves básicas que definem a Inteligência Emocional, uma formula fundamental para que seja possível estabelecer uma vida equilibrada e manter relacionamentos inter e intra pessoais equilibrados e saudáveis que resultarão em realização pessoal e consequentemente profissional.

Veja Também:

Voltar à página principal

Comments are closed.

Pesquisa