Ser feliz, o que é?

Ser feliz, o que é?

Por vezes damos por nós num verdadeiro oceano de agitação, em que temos de remar intensamente para conseguir sobreviver na tempestade de acontecimentos. A maioria de nós nem se questiona sobre o que é ser feliz, qual a razão e o sentido verdadeiro do que nos motiva, e o que estamos realmente a fazer para conquistar bem estar e harmonia na nossa vida.

Os desafios como fonte de busca de potenciais interiores desconhecidos

Depois de tanto esforço para nadar no meio da agitação, num mar de desafios, as forças começam a falhar e na maioria das vezes verificamos que não saímos do mesmo lugar, e quantas vezes nos passa pela cabeça desistir de tudo, pensando que nada tem solução. Já sem forças, completamente descrentes e sem esperanças rendemo-nos e rogamos por uma paz e tranquilidade que não sabemos se existe, onde existe e como a conquistar, pedimos para o ar, um Deus, um anjo que nos ilumine o caminho e nos dê o amor e a esperança de ver uma luz ao fundo do túnel. Muitas vezes o drama, envolve-nos de tal forma que mesmo que a solução esteja mesmo à nossa frente já nem a conseguimos vislumbrar, o desespero e a agitação ofusca por completo a nossa capacidade de raciocinar e responder às situações com a frieza necessária.

Descobrir o que é ser feliz quando se está num limite de desespero.

Nestes momentos, há uma necessidade interior de uma morte, como se uma parte de nós já não corresponda às nossas necessidades e já não responda às nossas exigencias, neste vazio surgem assim uma serie de questões e interrogações que põe em causa o estivo de vida que levamos até ao momento. Aqui surge a questão sobre “o que é ser feliz” então? O que está errado na minha vida? Porque as coisas estão a acontecer desta forma? Porque não me sinto feliz com a vida/relacionamentos/profissão que tenho? Acontece muitas vezes, apenas em situações limite de desespero, haver uma paragem para questionar a razão e o sentido de vida que se leva. Muitas vezes é aqui que se inicia um processo profundo de transformação e de desenvolvimento pessoal.

O que me faz verdadeiramente sentir verdadeiramente feliz, sentir um ser especial, amado, reconhecido e tranquilo?

Assim inicia-se um processo de reconhecimento, sobre o que será verdadeiro e essencial, descobrir que relacionamentos me fazem sentir especial, se o meu trabalho me realiza, o que me faz sentir infeliz que posso mudar/anular na minha vida? Começar a dar espaço a coisas criativas e explorar talentos adormecidos, são virtudes que surgem em momentos de crise. Criar respostas que respondam de forma criativa e preenchedora às questões desafiadoras da vida, apontar e criticar o mundo já não serve como resposta ao vazio interior. Ser a própria pessoa a mudança positiva que gostaria de ver, começa a dar forma a uma nova forma de estar e de ser na vida. Uma forma mais positiva e motivadora que cria entusiasmo, gerando um fogo interno que nos mostra realmente o que é ser feliz na sua verdadeira essência.

Os desafios são oportunidades de crescimento e tomadas de consciência que nos ajudam a aprender a como ser feliz.

Mudar a forma como encaramos os desafios, ser mais positivo, e olhá-los como oportunidades de crescimento e assim utiliza-los para conquistar uma nova forma de pensar mais positiva e que de certa forma nos torna seres mais conscientes, mais úteis, mais preenchidos e com conteúdo. Tentar sempre observar os acontecimentos de uma forma neutra e com uma certa frieza para que seja possível ver as diferentes perspectivas, tirando proveito da situação da melhor forma. Para que seja possível esta abordagem, é necessário que a pessoa aprenda a dissociar-se, observando tudo sem que se esteja a ver como um personagem da história, visualizar a situação como se fosse um mero espectador, só assim será possível tirar partido da situação de uma forma positiva.

Ser feliz, é essencialmente a capacidade sábia de utilizar os desafios como uma fonte de crescimento, fazendo das vivências uma fonte de sabedoria. Aprender como ser feliz é como aprender a diferença entre ser o sábio e o coitadinho.

Veja Também:

Voltar à página principal

Comments are closed.

Pesquisa