Stress, Ansiedade e Depressão

Stress, Ansiedade e Depressão

O Stress pode ser considerado um inicio para casos de ansiedade e depressão, caso não sejam tomadas as devidas precauções. O stress é um estado de tensão que cria desequilíbrios internos no organismo. Em alturas de grandes desafios e pressão, há um aceleramento da batida cardíaca, surgem problemas na digestão dos alimentos e começam também as noites mal dormidas e a irritabilidade.

Consequências fisicas

Como, num estado normal, o coração bate a um ritmo adequado ao nosso organismo e suas funções, quando existem perturbações que alteram esses ritmos, surge um desequilíbrio físico geral. Esse equilíbrio é chamado de Homeostase, e quando é destabilizado afecta todo o funcionamento do nosso organismo, podendo criar graves danos difíceis de reparar.

Ansiedade e depressão podem derivar do stress

Começam, então a surgir os sintomas do stress, que podem ser completamente perturbadores se não forem libertados a tempo, caso contrario podem surgir a ansiedade e os seus sintomas e em estado mais avançado, surgem então os primeiros sintomas da depressão.

Fases do stress

• Fase do Alarme: organismo em estado de alerta:
• Fase da Resistência , Intermediária ou “stress” contínuo: persiste o desgaste necessário à manutenção do estado de alerta
• Fase de Exaustão ou Esgotamento: queda da imunidade e surgem então a maioria das doenças
• Stress Agudo: o organismo torna-se incapaz de lidar com os estímulos e tem reacções que geralmente afasta da realidade

Aprenda como GERIR o STRESS

Se conseguir ter em conta todos estes factores pode estar a evitar que o stress, a ansiedade e a depressão lhe roube as rédeas do controle da sua vida.

Veja Também:

Voltar à página principal

Comments are closed.

Pesquisa